Se você fica perdido com tantas palavras esquisitas que usam para explicar Compliance, que já é uma palavra esquisita por si só, pare 5 minutinhos e dê uma olhada nisso!
A Pratique Ética busca promover a ética no ambiente de negócios da forma mais simples possível, começando pela linguagem utilizada. Por esta razão, aqui embaixo foram listados alguns termos utilizados no contexto da conformidade, com suas explicações.
Se você quiser sugerir algum termo, por favor, envie mensagem! Lembre-se que o objetivo é descomplicar a sua vida!
Acordo de leniência
É uma possibilidade prevista na Lei Anticorrupção que permite ao infrator obter redução das pensalidades ao cooperar com as investigações apresentando informações e documentos relevantes para apurar ou reparar dano de interesse coletivo.
Assédio moral
Qualquer conduta, seja gesto, palavra ou costume que cause constragimento a alguém.
Assédio sexual
Intimidação por parte de um chefe ou superior para obter favores sexuais utilizando da ameaça a continuidade no emprego.
Auditoria contábil
Trabalho onde o auditor expressa uma conclusão sobre as demonstrações contábeis analisadas com a finalidade de aumentar a confiança de quem utiliza as demonstrações. Deve ser realizada por profissional ou equipe externa à empresa auditada (independência).
Background check
Atividade de pesquisa e organização de informações de diversas naturezas, como financeira, jurídica, criminal, sócio-econômica e outras, sobre uma pessoa ou empresa.
Código de conduta ou código de ética
Documento que apresenta as expectativas da empresa (sócios) sobre o comportamento de seus empregados.
Compliance ou Conformidade
Modo de agir em conformidade que é regido por uma série de normas como leis, regulamentações de atividades, resoluções de órgãos reguladores, políticas e regimentos internos, por exemplo.
Compliance officer
Profissional responsável pela condução do programa de compliance em uma empresa.
Conflito de interesses
Confusão entre interesses da empresa e do funcionário que pode surgir no desempenho de suas funções, ao ter de fazer uma determinada escolha.
Controle interno
Mecanismo que garante o seguimento das regras, impedindo ou detectando ações indesejadas. Pode ser manual ou automático.
Corrupção
Relação entre pessoas ou grupos de pessoas para obter vantagem mutuamente, podendo envolver suborno, troca de favores e outros.
Delação ou colaboração premiada
É uma possibilidade prevista em diversas leis brasileiras, que concede a um réu um benefício como redução de pena ao cooperar com as investigações, identificando outros autores, recuperando o produto de infrações e outros.
Dossiê
Relatório que suporta a tomada de decisão, onde são organizadas diversas informações relevantes (financeiras, jurídicas, criminais, sócio-econômicas) sobre uma pessoa ou empresa.
Due dilligence
Pesquisa organizada para checagem de todas as informações sobre uma empresa, tais quais situação de ativos e passivos, dossiê de sócios, solvência da organização, geralmente utilizada para negociação de aquisição, fusão ou qualquer outra relação comercial.
Ética
Conhecimentos comuns a todos os indivíduos de uma sociedade, que ditam as regras de boa convivência.
Fraude
Ação maliciosa para obter benefício próprio ao custo de lesar alguém.
Know your Customer (KYC)
(Conheça seu cliente) Trata-se de uma boa prática de Compliance, referente a conhecer seus parceiros de negócio. Na prática, é uma recomendação para realizar Background check de seus clientes ou, minimamente, para os mais relevantes.
Know your Employee (KYE)
(Conheça seu empregado) Trata-se de uma boa prática de Compliance, referente a conhecer seus parceiros de negócio. Na prática, é uma recomendação para realizar Background check de seus empregados ou, minimamente, para os cargos mais relevantes.
Know your Partners (KYP)
(Conheça seu parceiro) Trata-se de uma boa prática de Compliance, referente a conhecer seus parceiros de negócio. Na prática, é uma recomendação para realizar Background check de seus parceiros ou, minimamente, para os mais relevantes.
Know your Supplier (KYS)
(Conheça seu fornecedor) Trata-se de uma boa prática de Compliance, referente a conhecer seus parceiros de negócio. Na prática, é uma recomendação para realizar Background check de seus fornecedores ou, minimamente, para os mais relevantes.
Matriz ou mapa de riscos
Representação gráfica dos riscos de uma empresa, demonstrando a classificação de cada um quanto a perda que pode causar (impacto) e a chance de acontecer (probabilidade).
Stakeholders ou Partes Interessadas
São os diferentes grupos que tem interesse em uma organização, como sócios, investidores, empregados, clientes, fornecedores, entre outros.
Suborno ou Propina
Ato ou efeito de oferecer vantagem, a alguém ou alguma entidade, para que este aja de forma diferente do modo habitual, onde aquele que ofereceu vantagem obtém benefício.